As oficinas têm número máximo de participantes, por isso, as inscrições que excederem ao limite serão direcionadas as demais oficinas, o direcionamento se dará pela ordem de inscrição. Aguarde e-mail de confirmação!
20/09/2013 - SEXTA-FEIRA
Tarde - 13h30 às 17h30
Oficina 1 - Perigo! Poesia à vista. Drª Maria Natalia Ferreira Gomes Thimóteo (UNICENTRO)
RESUMO: A Poesia - transgressão e reinvenção do signo.
Leitura “arqueológica”, para a compreensão e interpretação de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mário Quintana e Antonio Gedeão, a saber: “Poema das sete faces”, “Mar Português”, “Bilhete”, “Poema do alegre desespero”, dentre outros.
- Demonstrar, através dos textos poéticos, que “a poesia tem como finalidade epistêmica a investigação do ser naquilo que ele tem de fundamental, de transcendental. Poesia, dentro desse entendimento, é uma atividade de desvelamento, de desvelamento-encantamento. Mas é mais ainda do que isso: é um modo de ver em deslumbramento, que tem agregado intimamente a si um caráter de “fazer”. A poesia não apenas revela, mas também procura fazer algo, tendo, portanto, uma finalidade pragmática. Procura, através da comoção e do espanto, sensibilizar, para convencer, para arrastar, para transformar”. (Octavio Paz, O arco e a lira)
Oficina 3 - Edição de vídeos. Ms. Marcelo Zanetti (UFFS/ Realeza)
RESUMO: No minicurso de edição vamos trabalhar na edição de um vídeo no computador. Entre os temas que serão abordados podemos citar: abertura de um vídeo, divisão de vídeos (cortes), efeitos especiais, textos, músicas e efeito Chroma Key (troca de fundo). Para trabalharmos com esses efeitos vamos utilizar as ferramentas Wax e Windows Movie Maker.
Oficina 4 - Uso de dicionários de espanhol. Ms. Rejane Bueno (UNILA)
RESUMO:
El diccionario como herramienta de enseñanza-aprendizaje de lenguas:de los estudios de la lexicografía pedagógica a las propuestas didácticas.Este mini curso tiene como objetivo dar a conocer la lexicografía pedagógica, es decir, la reflexión teórica y práctica que involucra la producción y el uso de diccionarios que se destinan al aprendizaje de lenguas. Se conocerán cuáles son los diferentes tipos de repertorios lexicográficos que existen en la actualidad. Se observará cómo están construidas esas
obras, qué tipo de informaciones incluyen y cómo están organizadas. A partir de estos planteamientos, se discutirá el diccionario como una herramienta de aprendizaje que se constituya como un verdadero objeto lingüístico y pedagógico. Para finalizar, se propondrán actividades prácticas que permitan la inclusión de diferentes tipos de diccionarios en la clase de ELE. Estas actividades se destinarán a varios tipos y niveles de aprendices y se centrarán en optimizar la utilización en clase de esta herramienta de enseñanza-aprendizaje que es el diccionario.
RESUMO: A Poesia - transgressão e reinvenção do signo.
Leitura “arqueológica”, para a compreensão e interpretação de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mário Quintana e Antonio Gedeão, a saber: “Poema das sete faces”, “Mar Português”, “Bilhete”, “Poema do alegre desespero”, dentre outros.
- Demonstrar, através dos textos poéticos, que “a poesia tem como finalidade epistêmica a investigação do ser naquilo que ele tem de fundamental, de transcendental. Poesia, dentro desse entendimento, é uma atividade de desvelamento, de desvelamento-encantamento. Mas é mais ainda do que isso: é um modo de ver em deslumbramento, que tem agregado intimamente a si um caráter de “fazer”. A poesia não apenas revela, mas também procura fazer algo, tendo, portanto, uma finalidade pragmática. Procura, através da comoção e do espanto, sensibilizar, para convencer, para arrastar, para transformar”. (Octavio Paz, O arco e a lira)
Oficina 3 - Edição de vídeos. Ms. Marcelo Zanetti (UFFS/ Realeza)
RESUMO: No minicurso de edição vamos trabalhar na edição de um vídeo no computador. Entre os temas que serão abordados podemos citar: abertura de um vídeo, divisão de vídeos (cortes), efeitos especiais, textos, músicas e efeito Chroma Key (troca de fundo). Para trabalharmos com esses efeitos vamos utilizar as ferramentas Wax e Windows Movie Maker.
Oficina 4 - Uso de dicionários de espanhol. Ms. Rejane Bueno (UNILA)
RESUMO:
El diccionario como herramienta de enseñanza-aprendizaje de lenguas:de los estudios de la lexicografía pedagógica a las propuestas didácticas.Este mini curso tiene como objetivo dar a conocer la lexicografía pedagógica, es decir, la reflexión teórica y práctica que involucra la producción y el uso de diccionarios que se destinan al aprendizaje de lenguas. Se conocerán cuáles son los diferentes tipos de repertorios lexicográficos que existen en la actualidad. Se observará cómo están construidas esas
obras, qué tipo de informaciones incluyen y cómo están organizadas. A partir de estos planteamientos, se discutirá el diccionario como una herramienta de aprendizaje que se constituya como un verdadero objeto lingüístico y pedagógico. Para finalizar, se propondrán actividades prácticas que permitan la inclusión de diferentes tipos de diccionarios en la clase de ELE. Estas actividades se destinarán a varios tipos y niveles de aprendices y se centrarán en optimizar la utilización en clase de esta herramienta de enseñanza-aprendizaje que es el diccionario.
21/09/2013 - SÁBADO
Manhã - 8h00 às 12h00
Oficina 2 - Infinito instante: a crônica como espaço poliédrico. Ms. Saulo G. Thimóteo (UFFS/ Realeza) e Ms Karla Renata Mendes (UFPR)
RESUMO: A crônica, enquanto gênero textual, forma-se como um híbrido,
emprestando elementos da Literatura, do Jornalismo, da História, etc...
Na área limitada da crônica se desenvolve, principalmente, aquilo que
Davi Arrigucci Jr. definiria como a "arte da desconversa", ou seja,
extrapolam-se as poucas linhas para atingir algo de transcendente. No
Brasil, inúmeros são os escritores, onsagrados por outros gêneros, que
possuem também uma vasta produção cronística: Machado de Assis, Lima
Barreto, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Nelson Rodrigues, Luís
Fernando Veríssimo. Assim, analisarse-ão os elementos composicionais e
de conteúdo desse gênero múltiplo e fragmentário.
Oficina 5 - Educação inclusiva. Cristiane de Quadros (UFFS/ Realeza)
RESUMO:
Oficina 6 - Análise de materiais didáticos de língua espanhola. Ms. Rejane Bueno (UNILA)
Palabras clave: Enseñanza/aprendizaje de ELE, Interculturalidad en manuales de ELE, Análisis de manuales didácticos.
Oficina 7 - Leitura de imagens. Dr. Ronaldo Garcia (UFFS/ Realeza).
RESUMO: Sempre que se refere a leitura e sua utilização em sala de aula
se pensa nos textos escritos e seus diferentes formatos e funções. No
entanto existem outras possibilidades de leitura que envolve elementos
não textuais como é o caso das imagens. Vivemos hoje em um mundo cada
vez mais mediado pela imagem. Ela está presente na versão impressa, na
maioria dos meios de comunicação e nas artes como o cinema e as artes
plásticas, especialmente a pintura. O objetivo do minicurso é trabalhar a
imagem e suas diferentes características, funções e significados, além
de pensá-la como recurso didático que pode ser trabalhado nos diversos
componentes curriculares. O curso destina-se a alunos de graduação,
professores da educação básica e todos aqueles interessados na temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário